terça-feira, 21 de abril de 2009

Páscoa Divertida: Workshop de Bijuteria







Esta actividade iniciou-se com um pequeno percurso pelo Jardim Botânico, fazendo a distinção entre árvores com pinhas e árvores com flor. De seguida, em atelier, as crianças pintaram os motivos feitos já previamente em argila para depois comporem um fio ou um porta chaves a seu gosto.Inicialmente pensou-se em fazer um Workshop Botânico, ou seja, em vez da pasta de modelagem, utilizar recursos botânicos do Jardim. Contudo, isso não foi possível. Na minha opinião, a altura mais propícia a essa actividade seria no Inverno, uma vez que nessa altura existem recursos botânicos em maior quantidade. Nesta época, o Jardim já foi limpo havendo poucos recursos necessários a esta actividade. Então, mais uma vez, optou-se pela pasta de modelagem, onde as formas tiveram que ser feitas previamente e as crianças, com recursos a tintas deram-lhe um colorido original. Também estava previsto nesta actividade, para os meninos, a construção de porta – chaves. Contudo, já no final, os mesmos optaram por fios, abandonando a ideia original. Apenas não posso proceder á divulgação das fotos dos fios, uma vez que se consegue identificar as crianças. Mais um balanço positivo...mas a considerar alguns ajustamentos futuros.
Para esta actividade é necessário:
- pasta de modelagem;
- tintas diversas;
-fios de algodão 1mm;
- anilhas de porta chaves;
-peças em massa fimo;
-goma laca;
-pinceís;
-alicate.
Como fazer?
Modelar as peças a colocar nos fios a gosto ( pendentes, bolas, quadrados,..). E com a ajuda de um palito fazer um buraquinho para posteriormente passar o fio. Deixar secar. Passar a goma laca com a ajuda de um pincel. Deixar secar. Pintar a gosto. Dispor as peças pintadas e as peças em massa fimo a gosto no fio. Em relação aos porta chaves: modelar as formas a gosto. Fazer um buraquinho com a a juda de um palito para passar a anilha. Deixar secar. Passar a goma laca. Deixar novamente secar. Pintar a gosto. Deixar secar. Colocar a anilha.
Muito Fácil!!



Páscoa Divertida: Atelier da Páscoa























Este atelier teve como principal temática a comemoração da Páscoa no Jardim Botânico. Assim, para o efeito, foi pensado um pequeno percurso pelo Jardim, sobretudo pelo espaço do Quadrado Central. De seguida, em atelier, as crianças puderam recorrer á imaginação, e pintar os materiais que tínhamos preparados para elas, neste caso, elaborámos uns pintaínhos, novamente com recursos á pasta de modelagem. E como não há Páscoa sem amêndoas, também elaborámos uns cestinhos onde colocámos amêndoas e bolachinhas para as crianças irem "petiscando" ao mesmo tempo que decorria a actividade.
Para esta actividade foi necessário:
- pasta de modelagem;
- água;
- palitos;
- arame;
- tesoura;
- cola
- tintas diversas;
- pinceís;
- copos de vidro;
- alicate;
- goma laca;
- cartão.
Como fazer?
Modelam-se pequenas bolas para a cabeça e tronco. Unem-se com a juda de um palito e uma gota de água. Para os pés, modelar pequenas bolas e espalmar. Com a ajuda de uma tesoura ou de uma faca, modelar os pés. Colocar uma gota de água na união dos mesmos ao tronco. Modelar pequeninas bolas para os olhos e bico. Este último deverá ser em forma de cone. Cortar, com ajuda de um alicate pequenas tiras de arame. Colocar 3 na cabeça e mais 3 no rabinho para parecerem penas. Deixar secar. Passar goma laca e deixar secar. Fazer as asinhas em cartão ou cartolina e colar no boneco. Recorrendo a diversas tintas acrílicas pintar o boneco a gosto.
Mais uma vez, eu e a Cati tivemos que elaborar os pintos primeiro, uma vez que tinham que secar e estar prontinhos aquando a vinda das crianças...o que deu imenso trabalho!Mas mais uma vez, gratificante. Acho que estamos expert no que toca á modelagem de argila!


Páscoa Divertida: Actividade Caça ao Tesouro
















As estratégias de elaboração para esta actividade passam por elaborar um roteiro pedagógico com oito modelos botânicos. Para isso, foi necessário estudar o espaço do Jardim e ponderar o melhor local onde uma actividade como esta pudesse ser realizada. A escolha recaiu sobre uma área menos explorada – a Mata. Contudo, esta actividade pressupõe ainda alguns modelos no Jardim Clássico, mas é a Mata a zona do Jardim mais explorada.
Para esta actividade ser mais completa foi construído o Guia do Explorador. Este Guia é um pequeno livro de apoio á actividade e surgiu da necessidade de os participantes fazerem pequenas anotações acerca não só dos modelos botânicos, como também de estratégias e comportamentos amigos do ambiente.
Esta é também uma actividade inserida na Páscoa Divertida que decorreu entre os dias 23 de Março e 3 de Abril. Contudo, foi sujeita a alterações nas datas previstas e houve a necessidade de um prolongamento por mais 3 dias úteis.





Actividade Caça ao Tesouro: Festa Aniversário






















Neste caso específico houve necessidade de fazer alguns pequenos ajustamentos no que respeita a esta temática sob a forma de festa aniversário. Este ajustamento surgiu do facto de o aniversariante sofrer de uma doença neuromuscular e movimentar-se em cadeira de rodas eléctrica. Para estes casos específicos, o espaço físico do Jardim Botânico não está devidamente adaptado e este é um dos principais problemas que estes doentes se confrontam diáriamente – a falta de acessibilidade de espaços públicos. Assim, com a ajuda da mãe do aniversariante foi construído um percurso alternativo que apenas contemplava a área do Quadrado Central e a Mata. Foi um pequeno desafio...que também é necessário ao nosso desenvolvimento como estagiária e como pessoa, na medida que foi a primeira vez que lidei com um caso de deficiência motora. Foi a primeira actividade de Caça ao Tesouro...portanto uma estreia nestas andanças...e o que posso dizer é que, apesar de alguns contratempos, o balanço é francamente positivo!